Caldeirada de Safio sobre Pão frito em azeite

A caldeirada de peixe é um prato muito apreciado prato de sabor bem português. Cá em casa, pequenos e graúdos adoram esta receita e tenho a certeza que por aí também vão apreciar. Aprendi há muitos anos com uma boa amiga de muito longa data e faço várias vezes, com vários tipos de peixe ou mistura de peixes e marisco. Nunca falha; fica sempre bem! E faz-me lembrar os bons tempos em que vivi em Lisboa e as jantaradas em casa dos amigos.

O segredo está em deixar que tudo cozinhe nos sucos dos alimentos, sem adicionar uma gota que seja de água. Os sabores naturais de cada ingrediente são realçados e tudo combina na perfeição. 

Para servir, coloque um pouco de azeite no fundo de uma frigideira e frito algumas fatias de pão. Sirvo a caldeirada por cima do pão frito em azeite. Fica divinal!


Ingredientes para 4 doses:

4 postas grandes de safio

5 a 6 batatas médias cortadas em rodelas

2 tomates médios bem maduros cortados em rodelas ou meias luas

1 cebola grande cortada em rodelas ou meias luas

1 pimento verde ou vermelho cortado em rodelas ou meias luas

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

1 ramo de salsa

Salsa fresca ou coentros para polvilhar

4 fatias de pão tipo saloio para fritar 

2 dentes de alho

Preparação:

Como referi, nesta caldeirada o peixe vai cozinhar nos sucos dos restantes ingredientes, sem qualquer adição de água. O sabor sairá mais apurado e natural.

Comece por colocar um fio de azeite no fundo de uma panela. Crie uma camada com cerca de metade das batatas às rodelas (caso torre um pouco devido à ausência de água, a camada da base protegerá o conteúdo da restante caldeirada). Adicione uma camada com metade da cebola em rodelas sobre a de batata, seguida de uma camada com metade do pimento e depois uma camada com metade do tomate. Coloque o peixe sobre a camada de tomate. Tempere com sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Repita o processo: coloque em camadas a restante batata sobre o peixe, depois a restante cebola, depois o pimento e por fim o tomate. Tempere com mais um pouco de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Disponha um ramo de salsa no topo.

Coloque a tampa na panela e leve ao lume médio por cerca de 40 minutos, sem mexer. Decorrido o tempo, verifique se a batata e o peixe estão bem cozinhados e macios. Durante a cozedura, os sucos dos vegetais foram-se libertando, criando o líquido suficiente para que tudo fique bem cozinhado. Se necessário, deixe cozinhar mais um pouco.

No final retire o ramo de salsa.

Leve uma frigideira ao lume com o fundo coberto de azeite. Esmague os dentes de alho, adicione-os ao azeite e deixe fritar um pouco. Coloque as fatias de pão e deixe alourar bem de ambos os lados. Lembre-se de retirar o alho antes de queimar para não ficar com um sabor amargo.

Retire o pão e coloque em cada prato de servir com uma dose de caldeirada por cima e uma boa posta de peixe no topo. Polvilhe com salsa ou centros picados e sirva de imediato.

Se gostou da receita, não deixe de a partilhar! Deixe nos comentários a sua experiência, dúvidas e sugestões. Nas redes identifique a página Carlota q.b. e use #blogcarlotaqb e #asreceitasdacarlotaqb

Sem comentários