Panquecas de Maçã - Boas todos os dias, a qualquer hora

Haverá melhor pequeno-almoço do que umas boas panquecas? Dificilmente! Por isso é tão importante ir inovando nas receitas e misturar diferentes ingredientes para obter panquecas diferentes para cada dia da semana! Não será tanto assim, mas variar faz parte dos nossos lemas de vida e na cozinha não podia ser diferente.

Desta vez trago-vos umas magníficas panquecas de maçã (deliciosas, mesmo), para comer sem culpas. 

Dentro das versões mais saudáveis que faço estas são as preferidas do mais novo cá de casa e por isso costumo preparar a receita em dose dupla aos fins-de-semana e depois congelar individualmente para ter sempre prontas para levar para os lanches (nossos e do pequeno) ou para servir de manhã, sem ter de ligar o fogão (uns segundos a descongelar no micro-ondas e ficam como acabadas de fazer).


Ingredientes para 6 panquecas:

2 maçãs pequenas 

120 ml de leite

1 c. de sopa de vinagre

Sumo de ¼ de limão

60 g. de farinha de trigo

60 g. de farinha de espelta

20 g. de açúcar amarelo

1 c. de sopa rasa de fermento

1 c. de chá de essência de baunilha

1 ovo

Sal q.b.

Óleo de coco para untar a frigideira

Preparação:

Aqueça bem o leite, mas sem deixar ferver.

Adicione o vinagre ao leite. Isso fará azedar o leite, separando o soro (em cima) do coalho (em baixo). Dará um ótimo sabor às panquecas! Reserve.

Em seguida, lave, descasque e descaroce as maçãs. Pique-as em pedaços bem pequenos. Coloque num recipiente, regue com o sumo de limão e envolva bem para não oxidarem.

Noutro recipiente, misture as farinhas, o açúcar amarelo (pode fazer sem açúcar ou substituir por 2 colheres de sopa de mel), o fermento, a essência de baunilha, uma pitada de sal e o ovo. Bata tudo muito bem até obter uma massa homogénea. Adicione as maçãs picadas e misture novamente.

Coloque uma frigideira anti-aderente pequena ao lume. Pincele com óleo de coco. Coloque uma boa colherada de massa. Deixe alourar e vire para alourar do outro lado. Repita o processo até terminar na massa! 

Sirva-se de um café ou sumo de fruta natural, sente-se à mesa e delicie-se! Experimente também barras com adicionar um fio de mel e polvilhar com canela para uma experiência ainda mais fantástica!

Se gostou da receita, não deixe de a partilhar! Deixe nos comentários a sua experiência, dúvidas e sugestões. Nas redes identifique a página Carlota q.b. e use #blogcarlotaqb e #asreceitasdacarlotaqb


Sem comentários