Bolo de ananás e coco – Leve, fresco e exótico


Ananás e coco é mais uma daquelas combinações vencedoras que nunca desiludem. E este bolo não é exceção. Com um equilíbrio perfeito entre a acidez do ananás, a doçura suave da massa de bolo e o sabor mais exótico do coco, este bolo é composto por três camadas que permitem diferenciar claramente cada um dos sabores. 

Não, não é apenas um bolo de coco com cobertura de ananás. Como é feito em 3 camadas, ainda que na mesma forma, cada uma delas destaca-se por si só, criando uma combinação equilibrada e ainda mais deliciosa. Em resumo: é um bolo húmido maravilhoso, que eleva a acidez doce do ananás e a textura algo crocante do coco, e que dá vontade de comer fatia atrás de fatia! 

Pode fazê-lo com abacaxi ou ananás fresco ou em lata, conforme a sua preferência ou disponibilidade de ingredientes. A parte boa da confeção é que vai tudo ao forno na mesma forma e sai de lá pronto a servir (depois de arrefecer, claro), o que simplifica bastante o processo – algo que tem sido apanágio nas receitas que se fazem cá por casa.

Siga a receita e comprove.


Ingredientes

½ abacaxi ou ananás cortado em fatias (s/ o centro) ou 1 lata pequena de ananás em rodelas

4 ovos (para o creme de coco)

2 ovos (para a massa do bolo)

120 g. de açúcar amarelo (para o creme de coco)

160 g. de açúcar amarelo (para a massa do bolo)

100 g. de coco ralado

100 ml de óleo de girassol

140 ml de água

2 c. de café de extrato de baunilha

1 pitada de sal

120 g. de farinha

Manteiga para untar a forma

Açúcar para polvilhar a forma

Preparação

Caso opte pelo ananás fresco, comece por prepara-lo. Retire a casca e o centro e corte em fatias finas e regulares (cerca de 1 dedo de altura). Corte as fatias ao meio.

Unte uma forma redonda ou retangular com manteiga. Polvilhe com açúcar amarelo e disponha o ananás por toda a superfície. Reserve.

Próximo passo: fazer um creme de coco. Para tal, bata 4 ovos juntamente com 120 gramas de açúcar amarelo, 1 pitada de sal e 1 colher de café de extrato de baunilha. Quando o açúcar estiver bem dissolvido, junte o coco ralado e misture muito bem. Espalhe sobre o ananás. Reserve.

Passemos à massa do bolo. 

Bata 2 ovos com 160 gramas de açúcar amarelo até obter um creme macio. Junte o óleo e 1 colher de café de extrato de baunilha e bata novamente até ficar homogéneo. Acrescente 120 ml de água e bata mais um pouco. Adicione por fim a farinha, mexendo até ficar com uma massa lisa. Junte o fermento e envolva muito bem. Deite delicadamente na forma, sobre o creme de coco. 

Para evitar que o bolo fique escuro por cima, aconselho a tapar a forma com folha de alumínio.

Leve ao forno pré-aquecido a 180⁰ por 50 minutos. Faça o teste do palito. Se sair seco, retite do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. 

Antes de servir, decore com ananás fresco partido em pequenos pedaços. 


Foi ou não foi um sucesso à sua mesa!? Partilhe nos comentários a sua experiência, dúvidas e sugestões. Nas redes identifique a página Carlota q.b. e use #blogcarlotaqb e #asreceitasdacarlotaqb


Sem comentários